Etapas do processo do Roketsuzome

A técnica do roketsuzome, uma variação do batik hindu, consiste no aproveitamento da propriedade impermeabilizante da cera ou da parafina aquecida para se obter um tingimento especial de tecidos, seja com a utilização de pincéis e trinchas, seja através de banhos ou imersão do trabalho em solução corante.
As principais etapas do processo de trabalho em roketsuzome:
- planejamento do trabalho
- montagem do tecido
- aplicação da cera ou parafina
- remoção da cera
- vaporização, fixação
- lavagem e complementação da fixação

Aconselha-se aos artistas principiantes e mesmo aos artistas experientes, quando executarem trabalhos mais elaborados, desenhar a lápis sobre o tecido antes da aplicação da cera.
Após o desenho, estica-se o trabalho com varetas de bambu especiais ou com bastidores, aplica-se a cera aquecida contornando as áreas determinadas ou vedando as áreas que não se deseja tingir.
Em seguida, tinge-se o tecido com pincel ou através de banhos ou imersão, em tantas etapas quantas forem as cores ou tons desejados. Após a secagem das tintas, retira-se o trabalho do bastidor ou armação e extrai-se a cera do tecido.
A seguir, procede-se a fixação das tintas no tecido através da vaporização, lavagem com removedor para se extrair os resíduos de parafina e finalmente, `a lavagem com água para retirar o excesso de tinta. Deixa-se alguns minutos de molho em solução com fixador para complementar a fixação e enxágua-se novamente.

São essas as diversas etapas que constituem a trabalhosa técnica do roketsuzome.

Do livro: Roketsu-zome, a técnica japonesa do batik para tingimento de tecidos.  
De Kazuko Tanaka








Comentários