Batik e Eu

Ainda morava no interior de São Paulo, quando ouvi falar de batik. Meu irmão foi para Tailândia e trouxe para minha irmã, uma blusa de seda muito delicada , tingida  com essa técnica.  Na época com 12 anos de idade, não entendi como era tingir usando parafina. E nem passou pela minha cabeça que um dia eu fosse trabalhar com isso.
Mas o mundo dá voltas, e numa dessas voltas fui parar na Malasia, onde  pude ver lojas e mais lojas de roupas e acessorios feitas com batik. Fui  também para Tailândia e depois para Indonésia. Lá em Bali, além das lojas, visitei um lugar onde os artistas apresentam o processo de tingimento.



artesãs balinesas aplicando cera com tjanting


De volta ao Brasil, reencontrei a amiga e artista plástica Marie Ito, que me apresentou para biologa e  artista plastica Francisca do Val, com quem tive as primeiras noções do batik. Logo conheci a  professora Kazuko Tanaka pioneira na arte do batik japones no Brasil, e assim me especializei nesta área.
Hoje trabalho para empresas de confecções, dou aulas, e participo de exposições.


batik no tecido de algodão



 `As vezes expresso meu lado oriental...




batik sobre seda



mas nem sempre.




batik sobre seda

                         Veja minha galeria de fotos no flickr: http://www.flickr.com/photos/aliceyokote/

Comentários

  1. Muito bonito o seu trabalho. Boa sorte ! Tanti auguri. Omedetou.

    ResponderExcluir
  2. Alice, seu talento já se apresentava intensamente desde a Belas Artes!
    Eu sei, era seu colega de bancada!!!
    Nossas raízes dissem muito sobre nós e fico feliz em saber que elas são fortes em você também...
    Desejo-lhe muito sucesso e muitas felicidades!
    Bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário