Feliz Ano Novo!

Vou começar o ano falando sobre "furoshiki". 
Antigamente no Japão, as pessoas usavam um pano para carregar compras, alimentos, roupas, etc, e esse pano tinha o nome de tsutsumi-nuno, traduzindo -  pano para embrulhar. Conta-se que  por volta de 1300, as pessoas frequentavam saunas, e forravam o lugar onde iriam se sentar com um pano. Daí o nome furoshiki.
Furô = banho,  shiki= abrir, estender, forrar.
Quando surgiram os "sentôs" (banhos públicos), o pano era usado para carregar seus pertences, como toalha, sabonete, roupa para troca. A partir daí, o pano que antes era conhecido como tsutsumi-nuno ou pano para embrulho, ficou conhecido como furoshiki. 
Mas com o aparecimento das sacolas plásticas e de papel, o furoshiki passou a ser usado apenas em algumas ocasiões especiais como casamento, para embrulhar presentes, (nesse caso com furoshiki de seda), e no dia a dia, para carregar obentô (marmita), furoshiki de algodão. 
Hoje, com a consciência ecologicamente correta, baseada nos 3 Rs , reduzir, reutilizar e reciclar,o furoshiki voltou com tudo. Além de ser fashion e fácil de carregar.









Para este obentô, usei um furoshiki de seda, só para mostrar meu lenço de batik.












Até o melão? Porque não? Aqui no Brasil pode parecer maluco, mas no Japão as frutas custam muito caro, e como os japoneses nunca chegam na casa dos outros com as mãos abanando, é um ótimo presente. 





O Fritz disse que é bom para proteger a cabeça do sol, e também para não ser reconhecido.




Veja os vídeos abaixo para ver como embrulhar presentes :








Comentários