Tintura vegetal

Olá!!!
Geeente, o processo de tingimento natural é muito doooido. A gente não tem a menor idéia de como vai ser o resultado.
Então foi o seguinte: ganhei um buquê de rosas vermelhas no aniversário de casamento.
Quando as flores começaram a murchar,  "plin",  tive uma idéia. Não posso guardar as rosas, mas posso tingir um lenço.
Peguei as pétalas, sequei e guardei para tingir alguns lenços de seda.
Bom, eu já sabia que não ia conseguir um vermelho... no máximo, um rosinha claro. E conforme o mordente (fixador) que eu fosse utilizar, poderia sair esverdeado ou amarelado.
Dividi os tecidos tingidos em três recipientes, cada um com um mordente diferente. Um de cobre, outro de ferro e o outro de decoada (cinzas de madeira).
Para minha surpresa, quando coloquei no mordente de ferro o lenço começou a ficar escuro e chegou num preto azulado. No cobre, consegui um rosinha bem suave. E na decoada, um bege meio esverdeado.

Meu ajudante Panogato separando as pétalas.
Preparando a tinta.
Os tecidos tingidos.
E depois de passar pelo mordente.
Não é incrível isso? Esses dois lenços do meio, da foto abaixo, na verdade é um só com degradée.

Só que não parei por aí. Fiz um outro lenço com folhas de maracujá. Ficou um amarelinho beeem clariiinho, e depois no mordente de ferro mudou para cinza esverdeado.


Agora que eu descobri como é divertido fazer tingimento natural, comecei a guardar cascas de cebola, pó de café, folhas de eucalipto...  Mas ainda estou bem no comecinho dessa nova descoberta, tem muita coisa ainda para aprender. No começo parece que vai dar um nó na cabeça... é muita informação. Como preparar o tecido para tingimento, como preparar o corante, os mordentes...

Eu e o Panogato estamos curtindo muito, tudo isso.

Se você também faz tingimento com plantas, conte um pouco da sua experiência. Deixe seu comentário! ^^

Comentários